sábado, janeiro 06, 2007

Pela Vida (I)

Antes de mais, saúdo todos os colaboradores, comentadores e leitores deste blog. Sendo essa a minha primeira postagem neste blog, começo por apresentar-me. O meu nome é Siegfried Albert Kraus, sou alemão de nascença mas vivo em Portugal há quase 24 anos, nomeadamente em Beja. Cheguei a Portugal pela mão da Força Aérea Alemã, à Base Aérea de Beja, que na altura estava ocupada por essa força militar europeia. Na altura da minha saída desse lugar, em 1987, decidi ficar-me por cá, e decidi fazer do meu passatempo a minha profissão, que mantenho até hoje, a da reparação de televisores.

Sou, portanto, de nacionalidade alemã, e não portuguesa. Facto esse que me impede de votar, excepto em eleições autárquicas e europeias. Logo, não posso votar no referendo do dia 11 de Fevereiro, facto esse que não me impede de falar da minha justiça sobre esse tão controverso assunto, que é o aborto. Tomo a liberdade em falar desse assunto nos vários blogues em que escrevo, para além deste, naturalmente, também no meu blog principal, que é o Blog do Zig, e na Taberna dos Inconformados. Tenho ainda outro blog, o Zig-Risos, blog esse, como indica o nome, é meramente humorístico e deixa de fora, de uma forma saudável, toda e qualquer política e as dificuldades habituais do dia a dia.

Quem me conhece, e felizmente são muitos, sabe que não gosto de gerar ondas nem de ser polémico. Gosto e quero estar bem com toda a gente, sou mesmo assim desde que me conheço. A minha profissão liberal naturalmente também tem a ver com essa minha forma de viver, lidero com muitas pessoas, e as pessoas são o meu sustento, são meus clientes. Por isso, vou aqui defender a minha bandeira de uma forma pessoal, descrevê-la de uma forma ligeira, mas sentida e com convicção.

Sou pela vida, e o nome deste blog assenta-me nem uma luva. Gosto de todas as formas de vida, a começar pelo mais pequeno pedaço de erva que por vezes tenho que arrancar frente à minha oficina, por pena minha. Não consigo ver árvores a serem cortados, ou limpos, como por vezes chamam a certas barbaridades feitas a esses seres vivos estáticos. Houve mesmo em tempos um senhor que trabalhava na câmara de Beja, nessas limpezas de árvores, que ao ver a minha aproximação ao local do “crime” disparava logo afirmando que não vão “devorar” muitos ramos!

A etapa seguinte na (minha) escala da vida, é a vida animal. Gosto de todo e qualquer animal, desde do mais pequeno insecto ao maior ser vivo, a baleia. Talvez por isso, uma das minhas principais actividades actualmente é ajudar na Associação Cantinho dos Animais de Beja. Temos mais de cem cães no nosso canil, fazemos o que podemos, com as dificuldades normais de uma associação dessas, com falta de tudo, de dinheiro e de voluntários com disponibilidade de tempo.

O post já vai longo, as minhas desculpas. Por isso, deixo as minhas opiniões sobre o aborto para uma próxima intervenção. A “escala maior” na vida, o ser humano, merece muito mais do que simples palavras num blog, mas é o que temos, é onde nos movimentamos melhor, pelo menos falando da minha pessoa. Não que eu não goste muito de falar, até pelo contrário, mas a minha actual situação na vida não me permite grandes voos. Vou talvez tentar ter alguma intervenção num debate promovido pela Cooperativa Cultural Alentejana (CCA), na próxima Sexta-feira, dia 12 de Janeiro, às 21 horas. Moderado por vários médicos e uma jurista da região, está a promover o “Sim” nesse referendo. Mas, pelas razões invocadas anteriormente, nem sei se vou ter coragem para falar, quem sou eu....