terça-feira, novembro 13, 2007

Em defesa da ética médica

Petição dirigida ao bastonário da Ordem dos Médicos:
http://www.petitiononline.com/petmedca/petition.html

Exmo. Senhor
Bastonário da Ordem dos Médicos
Caro Colega,

Os signatários desta petição vêm, como seus colegas, interceder veementemente junto de V. Exa. para lhe solicitar que mantenha com o máximo vigor e empenho a luta intransigente pela independência e autonomia éticas da Classe Médica, resistindo a qualquer deformação do seu Código Deontológico imposta de fora.
Estão cientes do mau uso dos conhecimentos médicos que poderes e grupos de pressão diversos têm pretendido e continuam a pretender que deles seja feito
Recordam inúmeros exemplos de usos abusivos do saber médico para fins opostos à dignidade humana, muitos deles ocorridos em épocas que não são longínquas. Lembram a participação em torturas, o planeamento e a execução de penas de morte, os internamentos forçados em estabelecimentos psiquiátricos, as esterilizações e as eliminações de seres humanos por razões de eugenia ou de racismo, etc. Têm também presente que alguns dos mais tenebrosos exemplos do uso dos conhecimentos médicos para fins alheios à natureza da profissão foram postos em prática por regimes sufragados democraticamente.
Não admitimos, pois, a sujeição deste Código a uma “ética” volúvel, moldada ao sabor dos interesses, conveniências, ideologias ou convicções de quem, em cada momento, detém o poder e a influência.
Temos plena consciência de que estes desvios só tornam mais importante a reafirmação de um código deontológico firme e estável, com está consubstanciado no juramento de Hipócrates desde há mais de 2500 anos.
A essência e o sentido da Medicina não residem no conhecimento e destreza com que dominamos as técnicas e instrumentos inerentes à nossa actividade, ao serviço de não importa que objectivos. Residem, sim, no serviço do ser humano, através da promoção da saúde, da luta contra a doença e contra as ameaças que ela põe à vida humana, garantindo aos que nos procuram e em nós confiam o prolongamento da vida e a luta contra o sofrimento.
É para estes fins que servem o saber e os meios que caracterizam a nossa profissão e por cujo uso adequado a Ordem e os nossos pares devem velar.
Desde já manifestamos a V. Exa. o mais vivo apoio para resistir à prepotência e aos abusivos entorses com que o poder político pretende que seja manipulado e alterado o Código Deontológico da Ordem dos Médicos.