sexta-feira, janeiro 19, 2007

Pela Vida III

Sendo fim-de-semana, vou dar continuidade à minha campanha em favor do “Não” no próximo referendo. Quem tiver interesse, pode reler aqui e aqui as minhas primeiras duas intervenções nesta matéria. No meu “take 3” vou falar essencialmente sobre a campanha em si e questões políticas que rodeiam esse referendo.

Tanto quanto sei, aqui em Beja houve até hoje duas sessões de esclarecimento ou debates sobre o tema. O primeiro, na Sexta-feira da semana passada, foi um assim proclamado esclarecimento em favor do “Sim”. Mas para quem assistiu e que fosse indeciso, aquilo mais parecia uma sessão de campanha do que qualquer outra coisa. Na Quinta-feira desta semana assistiu-se a um debate no Politécnico de Beja organizado pelos alunos desse estabelecimento de ensino. Teve inicio marcado pelas 15 horas, e para toda a gente ouvir também teve transmissão em directo pela rádio. Falaram quatro convidados especiais, o Bispo de Beja e Teresa Chaves do movimento cívico Alentejo pelo Não, e do outro lado da bancada esteve a conhecida deputada Odete Santos do PCP e um médico, salvo erro do hospital de Beja.

Bem, para os de fora, pouco serviu esse debate. É que, o tempo disponibilizado pela rádio serviu apenas para ouvir as palestras dessas quatro pessoas. O Bispo, claro, sublinhou a vertente católica e cristã, Teresa Chaves principalmente tratou de desmascarar, e bem, os argumentos da campanha pelo Sim. Odete Santos, no seu estilo popular e já algo desgastado, preferiu ver as coisas mais pelo lado da mulher. Infelizmente não consegui ouvir a intervenção do médico, já que a essa hora trabalho. Mas penso que se deve ter debruçado sobre as questões médicas, logicamente.

Um dos argumentos do lado do Sim é a desnecessária participação da igreja. Entende-se bem porquê! É que são pelo lado que nos mais interessa, pelo lado que não tem dúvida, pelo sim à vida. No norte do país então, os padres estão muito mais envolvidos nesta questão do que no sul. No entanto, acho exagerada a intenção de um padre que hoje apareceu na TV que quer descomungar (penso que é assim que se escreve...) os católicos que promovem o aborto. A igreja faz, e ao contrário ao que o Sim defende, parte integrante da nossa sociedade civil!

Por último, acho escandaloso, sim, escandaloso o envolvimento dos partidos nesse referendo. Do BE e do PCP não se esperava outra coisa, é mais um tempo de antena garantido nas TV’s e rádios para espalhar as suas “avançadas” ideias, talvez para “tapar” as suas atrasadíssimas políticas em termos de economia e vida social. Pior, muito pior, o PS. Como partido que constitui governo em Portugal, não se tinham nada que meter tão activamente nesta questão. Quase que obrigam os seus militantes em votar para o lado deles, é que, de certeza que há muitos apoiantes do “Não” entre as suas fileiras. Dizem que é uma questão cívica! Pois é, meus amigos. O civismo deveria de nos dizer Sim à Vida e Não ao Aborto!


Texto publicado em simultâneo aqui e no Blog do Zig.