quinta-feira, dezembro 14, 2006

Notas sobre um Estudo

Hoje saiu mais uma daquelas excelentes sondagens sobre os dramas do aborto. Nos telejornais houve direito a gráficos e imagens de clínicas de obstetrícia, mas infelizmente não se enfatizou uma das conclusões mais interessantes do Estudo.
Para além de muitos números, ficámos a saber pelo dito que a segunda causa de internamento das mulheres que abortam é o tratamento psiquiátrico.

Para quem venha dizer que a culpa é da “repressão social” só há duas soluções e nenhuma delas é possível numa sociedade politicamente neutra. A primeira é proibir a existência de tais discriminações, o que é claramente apanágio de uma sociedade totalitária. A segunda é proibir o aborto.
Para isso é preciso que a comunidade política queira Bem aos seus membros...
mas essa é palavra proibida.

6 Comentários:

Anonymous Anónimo escreveu...

O problema do aborto tem, na minha opinião, duas vertentes; a vertente axiológica e a vertente prática (a da realidade concrecta existente).

Quanto à primeira vertente, a discussão centra-se no mundo dos valores. Isto significa que o problema é enquadrado num determinado padrão axiológico, que é suposto regular todas as formas de acção. É por isso essencial identificar esses mesmos valores; uma tarefa muito difícil, visto que as sociedades "modernas" ocidentais estão a caminhar para a anarquia de valores.

Directamente relaccionado com o assunto está a questão da perda de influência da Igreja Católica no Ocidente (a descristianização da Europa). Com a perda desse poder, a sociedade ocidental deixa de conduzir a sua existência segundo a doutrina da Igreja. Ao deixar de seguir a doutrina, deixa também de avançar segundo esses mesmos valores e a verdade universal propagada e defendida por ela.
O problema do aborto é um caso concrecto do desvio axiológico e, no fundo, da própria doutrina da Igreja,praticado pelas sociedades modernas.

Quanto à outra vertente (a da realidade concrecta existente), penso que existem prblemas específicos que exigem medidas concrectas, problemas estes que só podem ser analisados por especialistas na matéria.

Infelizmente quando se debate o tema do aborto estas duas vertentes não são discutidas em separado e pelas autoridades qualificadas, pelo que muito do debate é inútil.

12/14/2006 06:12:00 da tarde  
Blogger Ze do Telhado escreveu...

Quando as notícias pretendem doutrinar a mentalidade de um povo, o país enfrenta um sério cancro em estado avançado. Defenda-se a verdade, proteja-se a vida. Agora e sempre!

Saudações

12/14/2006 08:56:00 da tarde  
Anonymous Anónimo escreveu...

"a culpa é da “repressão social” só há duas soluções e nenhuma delas é possível numa sociedade politicamente neutra. A primeira é proibir a existência de tais discriminações, o que é claramente apanágio de uma sociedade totalitária. A segunda é proibir o aborto."

Que bela argumentacao, entao que dizer sobre a "repressao social" sobre outras racas ou outras religioes? Tambem se acabam com elas?

12/15/2006 01:25:00 da manhã  
Blogger O Corcunda escreveu...

"Também se acabam com elas?"
Não sei o que isso significa...

12/18/2006 04:07:00 da tarde  
Anonymous Anónimo escreveu...

"Também se acabam com elas?"
Não sei o que isso significa..."

Eu ja sabia que inteligencia nao abundava por essa cabecinha.

Eu explico devagarinho: Elas - racas religioes. Tambem se acabam com as racas e religioes por serem origem de "repressao social"

12/19/2006 02:00:00 da manhã  
Anonymous Anónimo escreveu...

"também se acabam"!

Ahahahahahahahahahaah!
Bonito português, vindo de pessoa tão sábia. Quando aprender a ler e a escrever pode vir dizer quem é inteligente ou não. Até lá...

O Corcunda

12/19/2006 11:15:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Entrada