quarta-feira, dezembro 23, 2009

Muito bem fala Cavaco!

O Presidente da República, Cavaco Silva, manifestou a sua grande preocupação pelo Inverno demográfico que Portugal atravessa, acrescentando que «um país sem crianças é um país sem futuro», alertando para a «importância decisiva» dos apoios à natalidade.
Cavaco falava durante uma visita à Associação de Pais e Amigos das Crianças do Hospital São Francisco Xavier, «Os Francisquinhos», e recordou que a questão da baixa taxa de natalidade «é tão importante» que já a tinha referido na mensagem de Ano Novo em 2008.
«Um país sem criança é um país sem futuro, por melhores que sejam as políticas económicas, por melhores que sejam os aeroportos, os portos, as estradas que nós tenhamos», declarou o PR.
De acordo com Cavaco neste ano de 2009 o número de nascimentos vai ficar próximo dos cem mil.«Será muito perigoso que se venha abaixo do patamar dos cem mil nascimentos por ano, isto significa que neste momento o número de filhos por mulher em Portugal é de 1,35 [por cento]. Para conseguir ocorrer uma reposição de gerações é preciso dois filhos por cada mulher, estamos muito longe de conseguir substituir aqueles que, entretanto, vão desaparecendo», afirmou.
O PR defende que são precisas políticas e iniciativas para ajudar os pais, as mães empregadas, a poderem cuidar dos seus bebés.
O Presidente da República assinalou a «importância de políticas como as creches, infantários nas empresas e a não discriminação das mulheres empregadas que querem ter filhos», bem como «a valorização da família, que é o primeiro espaço de afecto e de solidariedade».