segunda-feira, janeiro 22, 2007

França: Milhares manifestam-se em Paris contra o aborto

Milhares de pessoas protestaram este domingo em Paris contra o aborto numa manifestação convocada pelo movimento francês «30 anos: já chega!» em que participaram delegações de vários países europeus, incluindo Portugal.
Os manifestantes, cerca de 15.000 segundo os organizadores e entre os quais se contavam várias famílias com crianças, observaram cinco minutos de silêncio «em homenagem às crianças que não têm a oportunidade de viver».
Desfilando pelas ruas de Paris atrás de uma longa faixa onde se lia «Pelo respeito pela vida», vários manifestantes brandiram cartazes brancos com as inscrições: «salvemos os bebés por nascer», «não os matem» e «sem crianças não há reformas».
Paul Ginoux Defermont, membro do colectivo que organiza a manifestação, disse à Agência Lusa que «vários portugueses» participaram no protesto, entre os quais o presidente da Associação Mais Família, José Pedro Assunção, e a mulher.
Apoiado pela Confederação das Associações Familiares Católicas, o protesto de hoje foi convocado pelo colectivo «30 ans: ça suffit» (30 anos: já chega!), criado no início de 2004 por ocasião dos 30 anos da lei que autoriza a interrupção voluntária da gravidez em França.
Participaram também na manifestação deputados da Frente Nacional, o partido de extrema-direita francês liderado por Jean-Marie Le Pen, além de delegações de movimentos anti-aborto da Irlanda, Bélgica, Alemanha e Itália.
O colectivo «30 ans: ça suffit» exige a anulação da lei, «grandemente responsável por 220.000 abortos feitos anualmente» em França, e «a penalização das pressões exercidas sobre as mulheres grávidas para que abortem».
Ginoux Defermont, que é também vice-presidente do movimento «Choisir la Vie» (Escolher a Vida), adiantou ainda à Lusa que o referendo de 11 de Fevereiro em Portugal sobre a despenalização da interrupção voluntária da gravidez até às 10 semanas foi «muito debatido» numa reunião de movimentos pró-vida realizada na capital francesa, sábado à noite, «para aproveitar a presença em Paris de delegações de vários países».
Na reunião, em que também participou a delegação portuguesa, os movimentos presentes apoiaram nomeadamente a manifestação contra o aborto que os seus congéneres de Portugal planeiam realizar em Lisboa no próximo domingo, 28 de Janeiro.