sábado, dezembro 16, 2006

Cinco clínicas privadas recusam fazer abortos, diz jornal

Das 21 maiores instituições de saúde privadas com serviço de obstetrícia, cinco recusar-se-ão a fazer abortos, mesmo que os portugueses votem pela despenalização da Interrupção Voluntária da Gravidez (IVG) no referendo de 11 de Fevereiro.
Segundo apurou o Expresso, são elas os Hospitais Cuf, a Clínica de Santo António, em Lisboa, a Casa de Saúde da Boavista, no Porto, a Clínica de São Lázaro, em Braga, e a Clínica de Todos-os-Santos, em Lisboa
.

A esmagadora maioria das clínicas que se recusam a praticar o aborto alegam «questões de ordem ética e deontológica», manifestando desejo de que não querer «transformar a IVG num mero método contraceptivo».

Na maior parte das clínicas foram os próprios conselhos de administração que tomaram a decisão, a dois meses da consulta popular, refere o jornal, na sua edição de sábado.

Mas, de acordo com o Expresso, também existem casos, como o da Clínica de São Lázaro, em que os obstetras de serviço votaram por unanimidade contra as práticas abortivas.

Das 21 clínicas visitadas, só Hospital SAMS, em Lisboa, o Hospital da Cruz Vermelha Portuguesa e a Clínica Particular de Barcelos garantiram que agirão «em conformidade com a lei». As restantes instituições preferiram não se manifestar.

FONTE

1 Comentários:

Anonymous Anónimo escreveu...

"Sou contra o aborto e contra a despenalização (mas contra penas estúpidas de prisão)"

Incoerencia, este e o dilema do nao.

12/19/2006 01:57:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Entrada