Carta aberta aos que advogam a legalização do aborto
(Um belo texto do Padre Nuno Serras Pereira)
Meus caros irmãos proponentes da liberalização do aborto, escrevo-vos esta carta na esperança de que vos cheguem as minhas palavras como as vossas me chegam quase diariamente. O que me impele é, também, um amor verdadeiro por cada um de vós, embora rejeite, firmemente, como perversa e abominável a defesa do aborto e da sua legalização.
Sei muito bem distinguir entre os erros a combater audazmente, com uma ousadia que nem ao de leve suspeitais, e as pessoas a amar, se necessário, até ao martírio.
Apelo não para as vossas opiniões nem para as vossas convicções, mas sim para a vossa consciência. A consciência que, como órgão ou instância decifradora da vossa identidade e estrutura interna mais profunda, vos diz o mesmo que a todos diz universalmente: faz o bem e evita o mal, pratica a justiça e combate a injustiça, defende e promove a vida, nunca a elimines nem favoreças a sua aniquilação.
Teresa de Calcutá escreveu: "aterroriza-me pensar em todos aqueles que matam a própria consciência, para poder realizar o aborto" e, poder-se-ia acrescentar, também para o advogar. Não se pode aceitar a lógica violenta da luta de classes introduzida na relação mãe-filho. Não defendemos a mãe contra o filho nem o filho contra a mãe. Defendemos sim a mãe com o filho e o filho com a mãe. Defendemos a aliança, a cumplicidade e a solidariedade naturais que entre eles existe.
Acresce que, apesar da inaceitabilidade do método, na luta de classes ainda se compreende uma motivação generosa de defesa dos fracos contra os fortes, enquanto que no caso do aborto se dá precisamente o inverso: concede-se um poder arbitrário e absoluto aos mais fortes contra os mais fracos e inocentes, totalmente incapazes de se defenderem. A condição da possibilidade do nazismo foi a aceitação do pressuposto que advogava que alguns seres humanos eram dignos de viver, enquanto a outros essa dignidade podia ser negada.
Este mesmo pressuposto temo-lo encontrado categoricamente proclamado, pelos proponentes da liberalização do aborto, quando propugnam que a mulher, em nome da sua dignidade, possa atentar contra a dignidade do seu filho, impondo-lhe a morte com a cooperação activa do Estado. Citemos, de novo, Teresa de Calcutá: "Qualquer país que aceite o aborto não ensina as pessoas a amar, mas a recorrer a qualquer tipo de violência para conseguirem o que querem".
Meus caros irmãos proponentes da liberalização do aborto, escrevo-vos esta carta na esperança de que vos cheguem as minhas palavras como as vossas me chegam quase diariamente. O que me impele é, também, um amor verdadeiro por cada um de vós, embora rejeite, firmemente, como perversa e abominável a defesa do aborto e da sua legalização.
Sei muito bem distinguir entre os erros a combater audazmente, com uma ousadia que nem ao de leve suspeitais, e as pessoas a amar, se necessário, até ao martírio.
Apelo não para as vossas opiniões nem para as vossas convicções, mas sim para a vossa consciência. A consciência que, como órgão ou instância decifradora da vossa identidade e estrutura interna mais profunda, vos diz o mesmo que a todos diz universalmente: faz o bem e evita o mal, pratica a justiça e combate a injustiça, defende e promove a vida, nunca a elimines nem favoreças a sua aniquilação.
Teresa de Calcutá escreveu: "aterroriza-me pensar em todos aqueles que matam a própria consciência, para poder realizar o aborto" e, poder-se-ia acrescentar, também para o advogar. Não se pode aceitar a lógica violenta da luta de classes introduzida na relação mãe-filho. Não defendemos a mãe contra o filho nem o filho contra a mãe. Defendemos sim a mãe com o filho e o filho com a mãe. Defendemos a aliança, a cumplicidade e a solidariedade naturais que entre eles existe.
Acresce que, apesar da inaceitabilidade do método, na luta de classes ainda se compreende uma motivação generosa de defesa dos fracos contra os fortes, enquanto que no caso do aborto se dá precisamente o inverso: concede-se um poder arbitrário e absoluto aos mais fortes contra os mais fracos e inocentes, totalmente incapazes de se defenderem. A condição da possibilidade do nazismo foi a aceitação do pressuposto que advogava que alguns seres humanos eram dignos de viver, enquanto a outros essa dignidade podia ser negada.
Este mesmo pressuposto temo-lo encontrado categoricamente proclamado, pelos proponentes da liberalização do aborto, quando propugnam que a mulher, em nome da sua dignidade, possa atentar contra a dignidade do seu filho, impondo-lhe a morte com a cooperação activa do Estado. Citemos, de novo, Teresa de Calcutá: "Qualquer país que aceite o aborto não ensina as pessoas a amar, mas a recorrer a qualquer tipo de violência para conseguirem o que querem".
1 Comentários:
OK. São contra o aborto. Mas porquê? Porque é incómodo para as mulheres? Penso que não. Acredito que se ouvirem a consciência de que fala o texto perceberão que são contra o aborto porque o aborto atenta contra a vida. E se o aborto atenta contra a vida, como podemos não o condenar, como fazemos com o homicídio?
Como o texto também refere, na base do holocausto nazi está a preferência de uma vida a outra vida, a aceitação de que certas vidas não valem tanto, não valem nada.
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